Corpo de Bombeiros de Juazeiro também participa da ação de vigilância. Recomendação é para evitar bebidas alcoólicas antes de entrar na água.
A Marinha intensificou a fiscalização ao longo da margem do Rio São Francisco para evitar afogamentos e outro tipos de acidente durante o verão. Em Juazeiro, na região norte da Bahia, o esquema também conta com apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou um efetivo para fiscalizar e orientar os banhistas.
Além dos alertas sobre os perigos de mergulhar sozinhos, ou nadar até regiões mais fundas, os bombeiros também alertam para os problemas que podem ser ocasionados por quem ingere bebida alcoólica, ou muita comida, antes de entrar no rio.
"Não faça essa mistura de bebida com água do rio porque realmente é perigoso. Há pessoas também que se alimentam muito e vão para a água. Se a pessoa tiver um mal súbito no local onde tenha água acima do joelho, certamente ela poderá se sentir mal, e daqui que alguém perceba que ela caiu, pode ser fatal", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Leonilton Moreira.
Para quem leva crianças, também existe a preocupação de não deixar que elas fiquem sozinhas na água. A recomendação é de que um adulto sempre esteja acompanhando de perto enquanto as crianças estão na água, regra que é seguida a risca pelo técnico em radiologia Gilmar Guimarães.
"Entrou no rio, a gente tem que ter atenção 200%. Filho a gente tem que ter o máximo de cuidado né? Porque qualquer vacilo a gente está perdido", disse Gilmar, que acompanhava o filho de três anos na água.