Foi encaminhado para Câmara de Vereadores do município um Projeto de Lei (PL) que propõe a desafetação e alienação de bem imóvel que será oferecido para a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI). Segundo o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o objetivo é que o imóvel, doado pela administração pública municipal, seja vendido pela entidade e que os recursos possam ser revertidos na aquisição de um aparelho de radioterapia e em investimentos na construção do Hospital Dom Tomas.
Para Lossio, o projeto de Lei vai permitir que pacientes de todo sertão pernambucano, submetidos ao tratamento de câncer, possam ser atendidos em Petrolina. "Essa era uma demanda e um desejo antigo que agora poderá ser concretizado com a aquisição do aparelho e investimentos no hospital Dom Thomas", avalia o prefeito.
O texto do PL argumenta que a doação do imóvel tem a premissa da destinação de recursos financeiros para aquisição de aparelho de radioterapia para o tratamento de câncer pela Secretaria Municipal de Saúde, que poderá ceder para uso de entidade conveniada que desenvolve atividades no tratamento do câncer.