Os leituristas de contas de luz da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que visitam mensalmente 3,5 milhões de domicílios e estabelecimentos comerciais do estado, ajudarão a identificar possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti a partir de segunda-feira.
Uma equipe de funcionários da empresa participará nesta sexta-feira de um treinamento com a Secretaria Estadual de Saúde. Em visitas aos clientes da concessionária, os funcionários da Celpe entregarão folhetos com orientações de combate ao mosquito.
Em março, informações sobre como evitar focos do vetor da dengue, chikungunya e zika vírus serão impressas nas contas de luz. Mensagens sobre a importância do combate ao Aedes, como "O mosquito que mata não pode nascer", aparecerão nas faturas mensais.
Nesta quinta-feira, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou que ações semelhantes serão realizadas em todo o país. "O ministério está engajado no desafio para o enfrentamento do mosquito no Brasil", afirmou. Os leituristas de contas de luz de todas as distribuidoras associadas à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) farão a identificação dos possíveis focos.
"Também faremos uma limpeza em todas as instalações do setor, como subestações. Usaremos toda a nossa capilaridade e capacidade para levarmos nossa mobilização a esses locais", disse o ministro. O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que os 24 mil funcionários da estatal também estarão engajados na campanha. "Vamos ter uma preocupação especial no entorno das nossas usinas", pontuou.
Os colaboradores da Celpe irão ainda marcar em seus aparelhos de medição as áreas suspeitas de ocorrência. "Sabendo da presença da Celpe em todo o estado, decidimos entrar nessa campanha", informou o gerente comercial da companhia, Marcelo Arnaud. Os aparelhos serão configurados para receber os dados.