Visitas: 3682333
Usuários Online: 1
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está realizando uma séria de ações preventivas para assegurar a qualidade e continuidade do fornecimento de energia em Petrolina durante o verão. Em decorrência das altas temperaturas, a empresa registra aumento da demanda por energia, uma vez que, nesta época do ano, as famílias utilizam mais ventiladores, refrigeradores e, principalmente, condicionadores de ar.
Para identificar eventuais sobrecargas, a concessionária está realizando medições em diversas áreas de transformadores. Caso a avaliação constate limite de capacidade, os equipamentos são substituídos por outros novos, mais modernos e de maior potência. Em algumas situações, além da troca dos transformadores, são necessárias as divisões de circuitos como forma de adequar a demanda em função da capacidade da rede.
Nos últimos dois meses, a Celpe substituiu 24 transformadores por equipamentos de maior potência, com a finalidade evitar sobrecarga. Ao longo do ano, a empresa também executou outras ações preventivas como a realização de 2 mil podas de árvores e instalação de 12 mil espaçadores na rede de distribuição de energia. Além disso, técnicos da concessionária promoveram melhoramentos na rede dos bairros Dom Avelar e Antônio Cassimiro, com balanceamento de fases e substituições da fiação.
Em 2015, a Celpe investiu mais R$ 26 milhões especificamente no município de Petrolina. Os maiores destaques são para as obras de ampliação e modernização do sistema elétrico. Uma das principais ações executada no município foi o aumento de potência da Subestação Dom Avelar, beneficiando 51 mil clientes da cidade. Além das instalações físicas, a concessionária também está reforçando o contingente de profissionais. As equipes de prontidão estão sendo ampliadas em 30%, permitindo maior agilidade nos atendimentos.
Expansão
Acompanhando a crescente demanda do mercado consumidor, a empresa está expandindo o parque elétrico do Sertão, aumentando a oferta de energia para os clientes já instalados e tornando a região mais atrativa para futuros empreendimentos. A empresa construiu a linha de transmissão Ouricuri/Santa Cruz, em 138kV, com 57 quilômetros de extensão e Subestação de Santa Cruz com quatro novos circuitos. As obras receberam investimentos que superaram os R$ 20 milhões e beneficiam, além do polo cerâmico da região, 14 mil clientes dos municípios de Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Santa Filomena, Santa Cruz, Afrânio, Lagoa Grande e Trindade. A nova linha é responsável por inserir novas cargas na rede elétrica dessas cidades, dando suporte ao crescimento econômico e demográfico.