Visitas: 3681526
Usuários Online: 1
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) tem acompanhado a luta dos estudantes que cobram da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) uma política de interiorização do ensino. A proposta instituiu um acréscimo de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para os alunos que cursaram o ensino médio em escolas da região sanfranciscana, jurisdição da referida Universidade
Patriota acrescenta que esta política é permitida pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que possibilita à instituição de ensino aplicar essa política de bonificação. Muitas Instituições superiores de ensino como: UFPE, UFRPE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UnB, dentre outras, já utilizam o bônus (SISU), na nota para alunos da rede pública de ensino.
O parlamentar apoia a implantação desse bônus e justifica que "essa medida pode reduzir as dificuldades de acesso dos candidatos regionais nos cursos mais procurados e, minimizar as desigualdades entre as diversas regiões brasileiras, concedendo condições iguais para todos os estudantes". Ainda, segundo Patriota, a universidade brasileira que adotar essa medida, contribuirá com desenvolvimento regional.
O socialista destaca que "com esta bonificação, teremos a possibilidade de que estudantes candidatos às universidades públicas, possam estudar em suas regiões, em suas terras, formarem-se pelas instituições de ensino superior aonde residem, isso fortalece, não só o nosso sistema de ensino, mas, também, o nosso mercado de trabalho", concluiu.