Visitas: 3737363
Usuários Online: 1
A primeira família síria de refugiados a buscar residência em Pernambuco desembarcou, na tarde de hoje, no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre. A dona de casa Nermin, com 25 anos, seu marido Mouanmar, 42, e o filho do casal, Ameer, serão abrigados na casa da voluntária Bruna Guedes, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
O filho do casal, hoje com cinco meses, nasceu em Guarulhos, na Grande São Paulo. Eles fugiram do conflito no país natal que já causou mais de 240 milmortes diretas - entre elas a de 12 mil crianças - e, segundo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), provocou o exôdo de metade de sua população.
Mouanmar, que é cabelereiro e professor de guitarra, e sua família ficarão abrigados na casa de Bruna, bancária pernambucana. Eles ainda não falam português e têm se comunicado majoritariamente em inglês. Ela preparou a organização de um cômodo da sua casa para a chegada dos novos hóspedes, mas busca a colaboração de mais voluntários.Como ajudar
Além da possibilidade de se voluntariar para dar aulas de português, a Organização Mãos Unidas, da qual Bruna Guedes faz parte, procura a doação de itens como alimentos não perecíveis, roupas e sapatos, materiais de higiene e utilitários domésticos, brinquedos e móveis. Também é possível se voluntariar para dar abrigo a refugiados.
Locais para doação:
Casa Mecane - Av. Visconde de Suassuna, Nº 340, Boa Vista.
Horário: segundas às sextas das 14h às 21:30h, e terças e quintas a partir das 8:30h
Xinxim da Baiana - Av. Sigismundo Gonçalves, Nº 742, Olinda.
Horário: diariamente das 19:00h às 2:00h
(Fonte: DP)