Visitas: 3698796
Usuários Online: 1
Nesta terça-feira, 29, as secretarias de Educação e Esporte - SEDUC, de Desenvolvimento e Igualdade Social - SEDIS, de Saúde - SESAU, a Guarda Municipal e a Policia Militar apresentaram para a Secretaria Nacional Antidrogas - SENAD, as ações desenvolvidas no município de Juazeiro, dentro do Plano Crack é Possível Vencer.
O encontro aconteceu na Escola de Formação dos Educadores de Juazeiro - EFEJ e teve como objetivo apresentar o panorama das ações de cada setor do município, para que a SENAD possa trazer soluções, fortalecer e apoiar no que for possível às ações do Programa Crack é Possível Vencer. "Juazeiro tem ações no setor de Segurança muito resolutivas, na Assistência Social tem iniciativas positivas, além da qualificação dos serviços que estão acontecendo com frequência, a Educação também está realizando um trabalho importante junto aos professores e alunos, mas precisamos encontrar estratégias para fortalecer a rede da Saúde, e assim melhorar o atendimento aos usuários", pontuou a interlocutora da SENAD, Melissa Azevedo.
O "Crack é possível vencer" prevê o aumento da oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários de crack, o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas e ações de prevenção, que envolvem educação, capacitação e informação. O programa está estruturado em três eixos - prevenção, cuidado e autoridade -, e prevê a articulação de ações e políticas públicas entre os governos Federal, Estadual e Municipal, e diferentes setores da sociedade.
De acordo com Marli Carvalho, do Núcleo de Apoio Psicossocial da SEDUC, a equipe da Educação atua no Eixo de Prevenção. "O nosso trabalho é ir às escolas para sensibilizar toda a equipe da Rede Municipal de Ensino, buscando, através da informação, o enfrentamento a todos os tipos de drogas que possam chegar até os alunos", explicou Marli.
O diretor da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTT, Fábio Assis, informou que o Eixo Autoridade, que é a equipe de Segurança, já está capacitada e com os equipamentos necessários para atuar dentro do Plano Crack é Possível Vencer. "Existe um plano especifico da área de Segurança feita pela Guarda Municipal e a Policia Militar, o importante agora é fortalecer ainda mais as ações em conjunto com as equipes dos outros eixos", ressaltou Fábio.
A gerente de Proteção Especial da SEDIS, Fátima Carvalho, destacou que na área da Assistência Social a Prefeitura instalou há quase dois anos o Centro Pop, com a equipe de abordagem social e informou que será implantada a 'Casa de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua'. "Conseguimos também capacitar mais de 200 profissionais da SEDIS no curso de Redução de Danos, oferecido pelo Programa, através da Univasf", acrescentou a gerente da SEDIS.
Estavam presentes no encontro a secretária da SEDIS Lindsai Amaral, representantes da secretária de Saúde, Policia Militar, Guarda Municipal, do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.