Visitas: 3698888
Usuários Online: 1
As hepatites virais são doenças infecciosas que atingem o fígado, causando alterações que vão de leve a grave. Uma doença silenciosa que, muitas vezes, só é descoberta quando está em um estágio avançado. O médico infectologista do Centro de Informação IST/HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Rodrigo Videres, alerta que é preciso fazer exames para descobrir o mais rápido possível a doença.
Existem vários tipos de hepatites virais: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D e Hepatite E. Alguns sintomas podem surgir em quadros agudos, como febre, icterícia, fadiga, náusea, vômito e urina escura. Segundo o médico infectologista, a população, mesmo sem sintomas, precisa estar atenta à realização dos exames. “Para descobrir as Hepatites B e C, não espere por sintomas, elas são doenças silenciosas. O importante quando for fazer um check up, é pedir ao seu médico para fazer o exame. Só fazendo o exame, vamos descobrir a tempo de cuidar melhor. Se você esperar ter sintomas, já pode ser o caso de uma cirrose hepática. Neste caso, é mais difícil tratar. Às vezes, tem que fazer transplante hepático. Então não é melhor prevenir?!”, destacou Rodrigo Videres.
De acordo com o Centro de Informação IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, de janeiro a julho deste ano, foram detectados no município de Juazeiro 4 casos de Hepatite C. Em todo o ano de 2020, o município registrou 2 casos de Hepatite A, 6 de Hepatite B e 16 de Hepatite C.
Testes
A população pode realizar, gratuitamente, os testes rápidos para detecção de Hepatites Virais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou no CIDHA em Juazeiro, que fica ao lado do Centro de Saúde III, no bairro Angary. Em poucos minutos é possível saber o resultado.
O CIDHA funciona de segunda a sexta-feira e o exame é feito no turno da manhã. Nas UBSs ele é realizado de acordo com a rotina de cada unidade. “O teste de triagem para as Hepatites B e C é o teste rápido. Em 20 minutos a pessoa tem o resultado”, disse a enfermeira do CIDHA, Rosa Cristina Pereira Paixão.
Para realizar o teste, é preciso que a pessoa leve documento de identificação com foto e o Cartão SUS.