Visitas: 3682415
Usuários Online: 1
Buscando proteger e imunizar as adolescentes em Petrolina a equipe da Vigilância em Saúde do município já esta se preparando para a nova campanha contra o Vírus do Papiloma Humano, o HPV.
A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. A faixa etária para essa nova etapa será ampliada e vai atender a meninas entre 9 e 11 anos.
Na sexta-feira (27) todas as unidades AME's- Saúde da Família vão iniciar a campanha de vacinação em suas localidades. A partir da próxima segunda-feira (02) as Unidades básicas de saúde, da sede e do interior, de Petrolina também estarão imunizando as adolescentes.
"O Ministério da Saúde quer imunizar cada vez mais essas pré-adolescentes, diminuído os riscos de infecção e possibilitando que as jovens possam futuramente iniciar uma vida sexual segura e tranquila, É importante ressaltar que a vacina não substitui os outros meios de prevenção, como o uso da camisinha e exames ginecológicos", explicou a coordenadora de Imunização de Petrolina, Jeane Morais.
Para essa nova campanha a equipe de imunização esta preparando uma busca ativa nas escolas públicas e particulares de Petrolina, a ideia visa encontrar as adolescentes oportunamente em locais de fácil acesso e que facilitem a discussão e orientação sobre o HPV.
Jeane explica ainda que é muito importante o retorno de cada menina para tomar as doses sequenciais da vacina. "Em 2014 cumprimos a meta de 100% de vacinação para a primeira dose, mas infelizmente apenas 33% dessas imunizadas voltaram para tomar a segunda dose, o que inviabiliza a imunização adequada do organismo", informou.
Logo após tomar a 1ª dose as adolescentes devem retornar em um prazo de 6 meses para a unidade de saúde e receber o reforço da 2ª dose, em seguida em uma prazo de 5 anos voltar ao serviço de saúde e concluir o ciclo com a 3ª dose da vacina e garantir a imunização contra o HPV durante toda a vida.
Fonte: Gazzeta